PostHeaderIcon Informações e Duvidas

As esquadrias de alumínio representam cerca de 20% do volume total de caixilhos produzidos no país. Nas últimas três décadas, as esquadrias de alumínio vêm conquistando o mercado nacional, desde os especificadores até o consumidor final. Entre os quatro materiais - aço, alumínio, PVC e madeira -, os caixilhos de alumínio são os que apresentam melhores índices de crescimento. Isto se deve, em primeiro lugar, às características do material: o alumínio é leve, estrutural e de baixa manutenção. As esquadrias fabricadas com alumínio são esteticamente bonitas, possibilitam ampla variedade de cores e tons em pintura eletrostática a pó ou anodização, harmonizando-se com a decoração de interiores.

Vantagens

Tecnicamente, o alumínio é de extrema versatilidade, adequando-se aos mais variados tipos de projetos e de dimensões de vãos. Permite a fabricação de esquadrias em todas as tipologias (abrir para dentro ou para fora, abrir e tombar, com persiana de alumínio integrada, maxim-ar, correr, entre outras). Recebe vidros simples, duplos insulados e laminados, mesmo os de espessuras maiores. É, também, o material que melhor aceita todos os componentes (acessórios) e elementos de vedação (escovas de vedação, borrachas de EPDM, silicone). Quando bem projetados, construídos e instalados de acordo com as normas técnicas, os caixilhos de alumínio apresentam elevado desempenho quanto à estanqueidade ao vento e à chuva, e a pressão de ventos.

Por tudo isto, os caixilhos de alumínio são os preferidos da arquitetura e da construção civil nos edifícios residenciais, comerciais e institucionais, tanto de áreas urbanas como industriais e litorâneas. Internacionalmente, o alumínio é o único material tecnicamente viável para a execução de fachadas cortinas.

É importante lembrar que o alumínio é um material leve, tem função estrutural, é de baixa manutenção, permite a fabricação de esquadrias nas variadas tipologias, com design atualizado. E pode ser curvado. A limpeza do alumínio é simples, exigindo apenas água e sabão neutro. Nunca utilizar materiais abrasivos na limpeza, como esponja de aço ou de espuma de poliuretano. Para reavivar a cor e o brilho dos caixilhos pintados pode ser usada cera automotiva.

Outra regra importante é jamais instalar a esquadria de alumínio anodizado antes da conclusão da obra: respingos de concreto comprometem a anodização. Antes de executar qualquer tipo de pintura nas paredes, independente do tipo de tinta (a óleo, látex ou cal) é preciso proteger as esquadrias com fitas adesivas de pvc - não utilizar fitas tipo crepe que podem manchar o caixilho. No caso de contato da tinta com a esquadria, limpar com pano seco e, depois, com pano umedecido em água com detergente neutro.

acabamentosAnodização e Pintura

Qual a diferença entre Anodização e Pintura Eletrostática?

As esquadrias de alumínio Esquadrimetal são vendidas prontas para uso, o que significa que já vêm com vidros colocados, fechadura, ferragens e acabamento. Sobre este último item, é comum o consumidor se perguntar qual a diferença entre anodização e pintura eletrostática. Pois bem, a diferença é tanto estética como técnica.

Anodização é um tratamento químico, de aspecto transparente, que protege e dá acabamento à superfície do alumínio, como se fosse um verniz. Pode ser natural brilhante, natural fosca, bronze ou preta.
A anodização pode ser executada com pigmentos coloridos e com camadas que variam de 11 a 25 microns de espessura, na construção civil são usados basicamente as cores fosco, bronze e preto. Veja abaixo a tabela de aplicações adequada.

tab1

Já a pintura eletrostática é uma pintura industrial, em pó, totalmente uniforme, como uma pintura de carro. É também o revestimento mais eficiente e resistente que o alumínio pode ter, além de ser também um acabamento nobre, de grande beleza. Na linha regular da Esquadrimetal, está disponível na cor branca. Outras cores podem ser obtidas por encomenda.
A pintura eletrostatica é largamente utilizada na construção civil para a proteção e decoração do alumínio. Sendo realizada com tinta líquida ou em pó com alta tecnoçogia e com mais variedade de cores que a anodização, aplicada com pistolas especiais em cabines próprias, tanto a tinta liquida ou em pó requerem tipos características específicas para cada finalidade de utilização com ampla gama de cores.

tab2

Dicas de limpeza e conservação

1. A limpeza das esquadrias incluindo borrachas e escovas, devera ser feita com uma soluão de água e detergente puro a 5%. Com esponja ou pano macio, em intervalo de no mínimo a cada 12 meses para zona urbana e rural e no minimo a cada 3 meses para a zona maritima ou industrial.
2. As janelas e portas de correr exigem trilhos limpos, para evitar o acumulo de poeira e formação de crostas de dificil remoção, que comprometem o movimento das folhas aumentando os desgastes da roldanas.
3. Não use em hipótese alguma detergentes com saponáceos, esponjas de aço, esponjas abrasivas, ácidos alcalinos, objetos cortantes, removedor, thiner e etc. O uso de tais produtos, num primeiro instante pode deixar a superficie mais brilhante e bonita, porém a ação da poeira e intempérias agirão como abrasivos, reduzindo em muito a vida util do acabamento superficial do aluminio bem como das borrachas, plásticos e escovas de vedação que ressecam e perdem ação vedadora.
4. Em caso de dúvida, antes de utilizar qualquer produto que possa por em risco a beleza e funcionalidade de suas portas ou janelas, consulte-nos, estaremos a sua disposição.